Ultimamente, uma pergunta que meus conhecidos me fazem ao comprar um novo celular é: por que ele faz um barulho como se tivesse algo solto quando o sacodem um pouco mais forte? Dependendo do tamanho e da disposição das câmeras, o som pode ser mais ou menos intenso.
Por exemplo, meu iPhone 16 Pro faz um barulho bem fraco, mas meu Pixel 9 Pro é um verdadeiro chocalho. Em ambos os casos, seja mais ou menos alto, a origem desse fenômeno é uma boa notícia: a câmera é de alto nível.
O som de chocalho
Sacudir o celular e ouvir um barulho na parte superior pode preocupar os usuários, e isso tem sido muito debatido em fóruns como o Reddit. Há uma única razão para o celular fazer esse som ao ser mexido e essa razão é o OIS (Estabilização Óptica de Imagem).
Estas são as siglas de Estabilizador Óptico de Imagem e, se seu celular tem um, você está de parabéns. E não, não há problema algum se ele fizer barulho em situações pontuais, como quando você sacode o aparelho.
Existem duas formas de estabilizar uma imagem: fisicamente ou digitalmente. No primeiro caso, basta processar a imagem com um recorte para tentar eliminar tremores. No segundo, falamos de um sistema mecânico responsável por compensar os movimentos involuntários que fazemos ao segurar o celular.
Esse OIS geralmente é composto por um conjunto de giroscópios e atuadores eletromagnéticos, projetados para compensar os micromovimentos que essa área sofre. Se você move o celular para a esquerda, ele compensa movendo para a direita, e assim por diante em todas as direções possíveis.
Nem todos os OIS são iguais. Se meu iPhone 16 Pro faz menos barulho, é porque não usa um sistema tradicional, mas sim um sensor estabilizado diretamente. Isso significa que o movimento não acontece na lente, mas no próprio sensor.
Esse sistema é muito mais preciso que os OIS tradicionais, mais rápido e útil para sensores grandes. É uma tecnologia que ainda não se tornou padrão, já que sua implementação é mais cara.
O que o OIS permite? Graças ao OIS, podemos obter fotos mais nítidas em qualquer condição de iluminação, especialmente em baixa luz. Como há quase nenhuma trepidação, a câmera pode diminuir a velocidade do obturador (quase como se estivesse sobre um tripé).
Isso também influencia nos vídeos, onde a estabilização é fundamental. Tanto para captar vídeo com mais luz quanto para permitir planos mais estáveis, o OIS é simplesmente indispensável.
Apesar de existir há mais de dez anos, o OIS ainda não está completamente padronizado. Cada vez mais celulares de preço médio o têm. Porém, quando os fabricantes querem economizar, o OIS é um dos elementos que cortam.
Se olharmos a lista de dispositivos lançados em 2025 com OIS, a tendência é clara: ele aparece nos celulares de linha média e média alta, enquanto os modelos mais econômicos (como o recente CMF Phone 2 Pro) ficam à mercê da estabilização eletrônica.
Imagem | Xataka
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários