Ver carrapatos e casas com cachorros sempre foi algo comum, especialmente em áreas com outros animais, criação de gado, com mato alto, etc. No entanto, nos últimos anos, esses parasitas também têm se espalhado para as cidades e se multiplicado devido ao aumento das temperaturas.
E com o período de chuvas intensas que acontece no verão brasileiro, é de se esperar que, no fim do ano, com a chegada do calor, esses insetos comecem a proliferar, assim como mosquitos e moscas.
Embora seja possível combater esses bichinhos com inseticidas químicos ou até aplicando repelentes em nós mesmos, o ideal seria evitar que circulassem livremente pela casa, mantendo-os o mais longe possível dos nossos jardins, quintais e varandas. Como conseguimos isso sem recorrer a produtos químicos comerciais?
Um repelente natural contra mosquitos e carrapatos

Felizmente, existem remédios naturais que permitem afastar esses parasitas incômodos das nossas áreas verdes. A natureza nos oferece uma ampla variedade de plantas que funcionam como repelentes naturais e que podemos plantar em casa desde o início ou comprar já em vasos.
Há várias opções, mas uma das mais práticas é o gerânio-limão, ou citronela, uma planta muito fácil de cuidar e que pode ser cultivada no jardim, na varanda ou no parapeito da janela, e que atua repelindo esse tipo de inseto.
O motivo é a presença do geraniol, um composto encontrado em certas plantas, como o gerânio-limão, ou também na erva-cidreira, e que atua confundindo e afastando certos insetos, entre eles os mosquitos, moscas e carrapatos.

Em algumas lojas e viveiros, mudas dessa planta são vendidas com indicação clara dessa utilidade, e ela se tornou muito comum nos últimos anos também por sua resistência a condições climáticas adversas, desde que se tenha um pouco de cuidado.
Para aproveitar os benefícios do gerânio-limão ou citronela contra os mosquitos e carrapatos, é necessário cultivá-los e mantê-los próximos das áreas onde costumamos ficar nos jardins, varandas ou locais de passagem, já que seu raio de ação é limitado.
Em sacadas e parapeitos de janela, eles também são úteis para evitar a aproximação de mosquitos. Para potencializar o efeito, você pode amassar as folhas regularmente para liberar a fragrância. Além disso, também é possível usar óleos essenciais de gerânio-limão em forma de spray sobre a pele ou a roupa.
Quer mais opções naturais? Se quisermos adicionar outras plantas ao jardim para ampliar a variedade de repelentes e dar mais cor ao ambiente, existem algumas outras que também cumprem essa função. Algumas das mais populares são:
- Alecrim
- Lavanda
- Melissa
- Tomilho
- Losna
- Hortelã
- Alho
- Erva-cidreira
- Cedro
Como podemos ver, a maioria são plantas com aromas muito fortes, também usadas em cosméticos, perfumes e produtos similares, e que podemos ter facilmente em casa. Por não serem muito frondosas, elas podem ser alocadas em vasos que podem ser movidos de lugar para evitar o Sol direto intenso, fazendo com que vivam por mais tempo.
Imagem | Marino Linic
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários