Se você estava planejando jogar ' Fortnite ' neste fim de semana no seu iPhone, você terá uma surpresa. Até o momento, o popular battle royale da Epic Games não está disponível em nenhuma loja de aplicativos iOS na União Europeia. A retirada ocorre logo após a Epic tentar relançar o jogo na App Store dos EUA.
A própria Epic explicou em sua conta oficial no X que "a Apple bloqueou nossa apresentação do Fortnite, então não conseguimos publicá-lo na App Store dos EUA ou na Epic Games Store para iOS na União Europeia. Lamentamos anunciar que o Fortnite não estará disponível para iOS em nenhum lugar do mundo até que a Apple o desbloqueie."

Nos bastidores
O problema surgiu após uma série de decisões. Em 9 de maio, a Epic anunciou publicamente que enviou uma nova versão do Fortnite para análise da Apple, um passo essencial para retornar à App Store. Dias depois, o CEO Tim Sweeney confirmou que eles haviam retirado a apresentação inicial e lançado uma nova versão em 14 de maio, que incluía uma atualização global com o objetivo de lançá-la simultaneamente em todas as plataformas.
A Apple responde: Não há bloqueio, apenas condições
Um porta-voz da Apple disse à Bloomberg que a empresa não bloqueou o jogo em si, mas pediu à Epic Sweden (divisão europeia da Epic) para reenviar o aplicativo sem incluir a loja dos EUA "para não impactar o Fortnite em outras áreas geográficas". A Apple afirma que não removeu nenhuma versão lançada anteriormente do 'Fortnite' de lojas europeias alternativas.
A Epic não está acusando a Apple de remover o "Fortnite", mas sim de impedir o lançamento da atualização global. Cupertino alega que a rejeição se deve ao fato de que a versão também incluía a loja dos EUA, que teve que ser enviada separadamente. O resultado foi que o jogo também não pode ser baixado na Europa, apesar de estar disponível lá há meses graças à legislação europeia e à distribuição por lojas independentes .
Um conflito que nunca termina
Este episódio é apenas o mais recente de uma longa batalha jurídica entre as duas empresas. A disputa começou em 2020, quando a Epic integrou seu próprio sistema de pagamento ao Fortnite, desafiando as regras da App Store e levando à sua expulsão. Desde então, o conflito passou por várias fases judiciais, com resoluções parciais em diferentes frentes.
No final de abril, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers emitiu uma decisão que desmantelou parte do modelo de negócios da Apple: ela ordenou a eliminação de taxas sobre pagamentos externos, entre outras medidas. A decisão, altamente crítica à estratégia da empresa nos últimos anos, foi fundamental para a Epic Games reativar sua tentativa de retornar o "Fortnite" à App Store dos EUA após quase cinco anos de ausência.
E agora?
Neste momento, não está claro se a Epic decidirá lançar uma nova versão exclusivamente para a Europa, o que permitiria que o "Fortnite" fosse reintegrado aos iPhones na UE, ou se a Apple aceitará seu retorno aos EUA. Tudo dependerá se o que a Apple considera um requisito técnico será atendido ou se isso é mais uma estratégia da Epic para pressionar publicamente a Apple. O que está confirmado é que, de acordo com a própria Epic, 'Fortnite' não pode ser jogado no iOS em nenhum país no momento.
Atualização (19/5/2025): Na última sexta-feira (16/5), a Epic Games se pronunciou sobre a mais recente remoção do Fortnite da App Store. De acordo com a distribuidora, a Apple afirmou que não vai disponibilizar o jogo na sua loja de aplicativos enquanto a Nona Corte não se pronunciar sobre a disponibilização parcial do jogo. Leia o post na íntegra abaixo.
Yesterday afternoon, Apple broke its week-long silence on the status of our app review with a letter saying they will not act on the Fortnite app submission until the Ninth Circuit Court rules on the partial stay. We believe this violates the Court’s Injunction and we have filed…
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) May 17, 2025
Ver 0 Comentários